segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cuidados com axilas prolongam efeito do desodorante

Atenção diária com as axilas aumenta a eficácia do produto, além de manter a cútis limpa   Foto: Shutterstock

Atenção diária com as axilas aumenta a eficácia do produto, além de manter a cútis limpa.

No corre-corre diário, a mulher moderna precisa ter atenção para manter o efeito do desodorante em dia e ficar longe do odor. Por isso, além da conhecida indicação de reforçar a aplicação de antitranspirante durante o dia, cuidar das axilas é uma maneira de prolongar a eficácia do produto e deixar a cútis limpa, hidratada e livre do suor.
 
A principal causa do incômodo cheiro é a presença de bactérias nas axilas. Logo, todo cuidado dado a sua eliminação, aumentará a eficácia do cosmético. Por isso, a primeira dica é lavar a área diariamente com sabonete antibacteriano, eliminando, assim, os micro-organismos. Em seguida, seque bem a região, isso porque a cútis úmida dificulta a penetração do desodorante, diminuindo sua ação.
 
Após o banho noturno, é dispensado o uso do cosmético - seja em formato spray, rollon ou creme - para quem irá dormir. A maioria das fórmulas conta com agentes que bloqueiam as glândulas responsáveis pela transpiração, que têm pouca atividade durante o repouso. Além disso, a área debaixo do braço acumulará resíduos químicos sem necessidade por horas seguidas.
 
Outro cuidado é não esquecer-se da depilação, uma maneira de ajudar a evaporação do suor e diminuição do odor, já que bactérias proliferam na umidade retida nos pelos. Após esse procedimento, o uso de talco ou soluções caseiras não é aconselhável porque pode comprometer a transpiração ou irritar a sensível pele das axilas.
 
Também é recomendado vestir, em dias de intenso calor, peças de algodão, pois os tecidos sintéticos - como elanca e elastano -, tendem a reter o suor, assim como materiais grossos ou pesados. Como consequência, haverá um aumento da sudorese. Roupas claras e que não apertam as axilas também são eficazes.
 
Cosméticos ideais
Outro truque infalível e utilizado principalmente pelas mulheres que ficam mais de oito horas na rua é reaplicar o desodorante. “Se você passa o desodorante muito cedo, pode reaplicá-lo novamente no meio do dia, mas essa ação não muda a transpiração, só ajuda a diminuí-la”, explica Erica Bredin, coordenadora de estética da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro.
 
Solução apresentada constantemente pelos dermatologistas é o desodorante que não possui conservantes. “A única ressalva sobre esse produto é que ele precisa ser aplicado ainda mais vezes durante o dia para ter completa eficácia”, esclarece Mário Chagas, dermatologista da Derma Gávea, do Rio de Janeiro. Esse tipo de cosmético pode ser encontrado nas farmácias de manipulação, após a indicação do médico.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário