O termo “pílula da beleza” não existe à toa. Os nutricosméticos são cápsulas que contêm micronutrientes selecionados e direcionados a uma determinada finalidade. Eles possuem em sua composição vitaminas e minerais que ajudam a complementar a alimentação. “É como se fosse um suplemento que assegura a ingestão de nutrientes essenciais para um determinado fim, como combater o envelhecimento ou fortalecer cabelos e unhas, por exemplo”, sintetiza a dermatologista Samantha Kelmann, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“Eles representam um avanço tecnológico muito forte no segmento de estética. É o que chamamos de beleza de dentro para fora que auxilia muito nossos protocolos, já que potencializa os efeitos. É claro que nada elimina a necessidade de ter hábitos saudáveis como uma dieta equilibrada e a prática de exercícios”, defende a médica.
Várias funções, um só foco: beleza saudável!
“Os nutricosméticos ajudam a desintoxicar o organismo, emagrecer, prolongar o bronzeado, hidratar a pele, melhorar o aspecto de casca de laranja da celulite e até diminuir os sintomas da TPM. Mas, para que se perceba os resultados é necessário tomar a quantidade especificada diariamente, durante pelo menos três meses”, ressalta a dermatologista.
De acordo com a dermatologista, os nutricosméticos não precisam de prescrição médica, porém é importante verificar se o mesmo está de acordo com as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e se o fabricante é confiável. “Os produtos têm número de registro no Ministério da Saúde, que está obrigatoriamente presente no rótulo. É importante consultar sempre um médico de sua confiança para obter indicações de bons produtos, dosagem adequada e acompanhar esse período”.
“Em geral, não há contraindicações para os nutricosméticos, somente em casos de hipersensibilidade aos componentes das fórmulas”, declara Kelmann. “Mas não é porque não se faz necessária a prescrição e não há contraindicações que você vai sair por aí tomando tudo o que vê na prateleira. Como tudo na vida, o ideal é que o nutricosmético seja acompanhado e usado com bom-senso”.
Saiba mais em: www.oenobiol.com.br
Nuricosméticos são fabulosos, a primeira vez que ouvi falar deles foi no blog do CLiquefarma, depois disso não parei de pesquisar. Muito bom.
ResponderExcluir