CARICATURISTAS HOMENAGEIAM NIEMEYER NO MEMORIAL
Montada em tempo recorde, exposição com 73 artistas será aberta nesta quinta, durante lançamento da revista 'Nossa América Especial', sobre o arquiteto brasileiro
Em apenas três dias, nada menos que 73 caricaturistas e cartunistas de todo país toparam o desafio de homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer com desenhos de humor que celebrassem a partida de um dos nomes brasileiros mais importantes do século XX.
O resultado é a exposição Nosso Oscar Niemeyer, organizada pelaAssociação dos Cartunistas do Brasil, com curadoria do artista gráfico José Alberto Lovreto, o Jal, que será aberta nesta quinta-feira, dia 13, às 11 horas, no foyer do Auditório Simon Bolivar, no Memorial da América Latina, ao lado do Metrô Barra Funda.
A exposição acompanha outra, que reúne os principais trabalhos artísticos sobre Niemeyer expostos ao longo dos anos em eventos do Memorial. Ambas fazem parte do lançamento e distribuição do número especial da revista Nossa América, com 130 páginas dedicadas aos 105 anos do arquiteto que desenhou a cidade de Brasília.
"Niemeyer sempre mostrou que tudo começa no traço. Traço simples, gestual e solto no espaço", observa Jal. Segundo ele, a singela homenagem dos cartunistas brasileiros em pleno Memorial da América Latina demonstra o quanto essa poesia passou pelas mentes de desenhadores. "O ato de simples desenhar ganhou um Oscar. A realização do desenho em obra ganhou um Niemeyer."
A exposição será transferida no mesmo dia para a biblioteca do Memorial, onde ficará em cartaz até 31 de dezembro.
Texto: assessoria de imprensa Memorial da América Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário