quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cabral se reúne com ministro e forma gabinete de crise após chuva


O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), vai se reunir amanhã com o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) para discutir medidas emergenciais de combate aos estragos provocados pelas chuvas na Baixada Fluminense e região serrana. Segundo a Defesa Civil, uma pessoa morreu e três ficaram feridas desde a noite de ontem.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Defesa Civil e de prefeituras, mais de 1.200 pessoas foram desalojadas em cinco cidades do Rio. Segundo o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, apenas na cidade, há cerca de mil pessoas fora de casa. No distrito de Xerém, local mais afetado até agora, uma pessoa morreu.
Cabral determinou ainda a formação de um gabinete de crise no Cestad (Centro Estadual de Gestão de Desastres), na sede do Departamento Geral de Defesa Civil, na praça da Bandeira. No local haverá representantes de seis secretarias (Defesa Civil, Saúde, Obras, Assistência Social, Educação e Meio Ambiente), além do Departamento de Recursos Minerais.
Osvaldo Praddo/Ag. O Dia
A cidade mais afetada foi Duque de Caxias, onde uma pessoa morreu em Xerém e três rios transbordaram
A cidade mais afetada foi Duque de Caxias, onde uma pessoa morreu em Xerém e três rios transbordaram
Além de regiustrar uma morte, Duque de Caxias também teve três rios transbordados devido às chuvas, provocando o alagamento de diversos bairros.
Em Petrópolis e Teresópolis, as sirenes de alerta foram acionadas ainda na madrugada e alertaram a população. Houve o transbordamento de rio e registro de escorregamento de barreiras. Já em Mangaratiba, moradores da região de Conceição de Jacareí precisaram ser removidos.
Em Angra dos Reis, oito casas desabaram. Apenas na região de Mambucaba, o número de desalojados já chega a cem, sendo que três ficaram feridas. Não foi divulgado, no entanto, o estado de saúde delas.
Em fevereiro de 2011, deslizamentos de terra decorrentes das chuvas mataram mais de 900 pessoas na região serrana do Rio. Em dezembro 2010, uma forte chuva atingiu Angra dos Reis causando uma tragédia na noite de Réveillon. Deslizamentos de terra mataram pelo menos 53 pessoas.
Reprodução/Globo News
Região de Xérem, em Duque de Caxias, fica alagado após chuva; 1 pessoa morreu e 3 feridas no Estado
Região de Xérem, em Duque de Caxias, fica alagado após chuva; 1 pessoa morreu e 3 ficaram feridas no Estado
ESTRADAS
As chuvas provocaram algumas quedas de barreira e alagamentos, que prejudicavam o tráfego em ao menos quatro rodovias.
Dentre as estradas com problemas estavam a BR-101 (Rio-Santos), com bloqueio no km 505, em Angra dos Reis, e no km 559, em Paraty. As interdições eram parciais e afetavam a pista sentido Rio de Janeiro, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
Já na BR-040, havia bloqueio parcial em Petrópolis, entre o km 92 e o km 93, no sentido de Juiz de Fora, e entre o km 85 e o km 89, no sentido Rio. Pela RJ-155, o motorista encontrava problema entre o km 10 e o km 11, no sentido de Rio Claro. A interdição também era parcial nesse trecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário