domingo, 11 de novembro de 2012

Depressão em idosos, um agravo frequente - Ruy Palhano


- Depressão em idosos, um agravo frequente - Ruy Palhano -
A depressão é uma condição muito frequente e um dos mais importantes problemas emocionais e psicológicos que ocorre no idoso. É uma condição, em geral, negligenciada por todos, embora absolutamente tratável. É comum, recorrente, subdiagnosticada e subtratada, principalmente ao nível dos cuidados primários de saúde. Prevê-se que as consequências na saúde pública do subtratamento da depressão no idoso irão aumentar, dado o envelhecimento crescente da população.
Do ponto de vista psiquiátrico, a depressão pode ser um sintoma, uma síndrome ou uma doença e, no caso do idoso, pode aparecer sob a égide de uma dessas três condições, sendo imperioso realizar o diagnóstico adequado e logo iniciar o tratamento.
O envelhecimento da população é hoje um fenômeno universal, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento, e os esforços se ampliam entre os governantes para construir uma política de saúde do idoso que garanta melhor qualidade de vida. No Brasil, impressiona a rapidez com que ocorre o envelhecimento da população, pois segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano de 2025, a população idosa no Brasil crescerá 16 vezes, contra cinco vezes o da população total.
http://www.abimaelcosta.com.br/2012/11/depressao-em-idosos-um-agravo-frequente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário